Obama pode interceder junto a fundos abutres
O presidente estadunidense, Barack Obama, pode resolver o litígio da Argentina com os fundos abutres se indicar que as decisões do juiz Thomas Griesa interferem em suas faculdades constitucionais, afirma nesta quinta-feira (7) o jornal britânico The Guardian.
Publicado 07/08/2014 15:57

A ação dos especuladores, que ameaçam devorar os pagamentos argentinos, pode ser detida com uma simples nota do presidente às cortes judiciais sobre as atribuições que a constituição lhe confere quanto à condução da política internacional, acrescenta o jornal.
No caso de Paul Singer, o Departamento de Estado informou a Griesa que a administração Obama concordava com os argumentos legais da Argentina, "mas Obama nunca invocou a cláusula pétrea para deter os fundos abutres", acrescenta The Guardian.
A ordem de Griesa congela os US$ 539 milhões depositados por Buenos Aires no Bank of New York para o pagamento aos credores que reestruturaram a dívida em 2005 e 2010.
Esta medida estaria vigente até que o país pagasse os US$ 3,6 bilhões que sua decisão dispôs a favor dos fundos abutres.
Fonte: Prensa Latina