Cinco governadores uruguaios renunciam e se candidatam a deputados
Cinco dos 19 governantes departamentais (governadores de estado) do Uruguai deixaram seus cargos nesta quinta-feira (24) para participarem como candidatos à Câmara de Deputados nas eleições gerais de outubro próximo.
Publicado 24/07/2014 09:16
Quatro governadores são do opositor Partido Nacional (PN) e um é da Frente Ampla (FA). Os do PN são Armando Castaingdebat, do departamento de Flores; Omar Lafluf, de Rio Negro; Benjamín Irazábal, de Durazno; e, Guillermo Besozzi, de Soriano. Já o da FA é Oscar dos Santos, de Maldonado.
Salvo Irazábal, os demais também não podiam postular à reeleição em seus departamentos por ter assumido já em dois períodos consecutivos.
Dos Santos entregará hoje seu cargo em Maldonado a Susana Hernández, e o resto o fará nesta sexta-feira. Assumirão Luis Ayçaguer (Durazno); Beatriz Rios Ingold (Flores); Jorge Galo (Rio Negro); e Agustín Bascou (Soriano).
Outros três também cumprem seu segundo mandato, mas não têm que renunciar por não se ter postulado como candidatos a deputados: Wilson Ezquerra, de Tacuarembó; Artigas Bairros, de Rocha; e Marcos Carámbula, de Canelones. Carámbula será candidato ao Senado pela Frente Ampla, mas não tem impedimento para continuar no Departamento.
As eleições do próximo 26 de outubro elegerão, para o período 2015-2020, presidente, vice-presidente, 30 senadores e 99 deputados.
Fonte: Prensa Latina