Japão vai examinar retomada de usina nuclear de Sendai
A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão aprovou um plano para pôr em atividade os reatores da central nuclear de Sendai, informaram meios de comunicação nesta quarta-feira (16) em Tóquio.
Publicado 16/07/2014 19:03
O projeto permitirá que nessa planta seja retomada a geração elétrica a partir de urânio, pois está desativada desde a interrupção das operações desse tipo de instalações no país após o acidente da usina de Fukushima em março de 2011.
Os especialistas aplicarão uma série de exames à central de Sendai, baseados em estritos requisitos de segurança inseridos no ano passado.
A avaliação dos reatores será divulgada 30 dias após a realização do parecer técnico que será debatido em reuniões públicas.
No entanto, a decisão final será adotada pelos residentes das localidades e pelas autoridades municipais.
Após o desastre nuclear, ocasionado por um terremoto e posterior tsunami, a Autoridade de Regulação Nuclear impôs a interrupção de operações em 50 das 52 plantas eletroatômicas da nação.
O governo japonês orientou a busca de alternativas, enquanto trata-se de um território carente de recursos energéticos e que encontrou na fissão do átomo, a solução para suas necessidades, ainda que agora se encontre em dúvida pelo ocorrido em Fukushima.
Fonte: Prensa Latina