Lula e Correa conversam sobre importância da integração regional

O presidente equatoriano, Rafael Correa, se reuniu nesta terça-feira (15) em São Paulo com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Durante um almoço, eles discutiram formas de aprofundar a integração regional.

Lula e Rafael Correa - Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Segundo informações publicadas pela agência Prensa Latina, a necessidade de reforçar o processo de integração na América Latina foi um dos principais temas de conversa entre Correa e Lula. Neste sentido, eles trocaram ideias sobre como fortalecer a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), dois blocos de construção para esse fim.

Correa enfatizou a importância de promover o talento humano, a ciência e a inovação, com o objetivo de criar coisas novas que facilitem o cotidiano. Ele também pediu para se juntar aos países latino-americanos e até mesmo ter agendas regionais de pesquisa, cooperação e sinergia para o sucesso.

Em São Paulo, Correa fará uma conferência, com a presença do prefeito Fernando Haddad, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Em seguida, ele vai a Brasília, onde participa da reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) com os Brics e do encontro da Celac (Comunidade de Estados da America Latina e Caribe) com a China.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina e do Instituto Lula