Ban Ki-Moon reafirma apoio da ONU ao diálogo de paz na Colômbia

O secretário geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, reiterou que a organização não poupará esforços para apoiar a busca de um acordo de paz na Colômbia, durante um encontro nesta terça-feira (8) com a chanceler Maria Ângela Holguín.

Segundo informou a chancelaria colombiana, em sua página na internet, a ministra das Relações Exteriores se reuniu com o representante máximo da ONU em Nova York, depois do encontro ministerial do Foro Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, convocado pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, no qual a ministra colombiana participou.

Durante o diálogo, Ban Ki-Monn enviou uma mensagem de felicitação ao presidente Juan Manuel Santos por sua reeleição em 9 de junho último para um novo mandato (2014-2018), que já havia manifestado por telefone desde que o resultado eleitoral foi anunciado.

O tema central da reunião ministerial em que a chanceler colombiana participou teve por foco as "medidas de longo prazo para tornar irreversível a erradicação da pobreza e reduzir as desigualdades".

Ao abordar o tema, a ministra recordou uma das conclusões do Painel de Alto Nível para a Agenda de Desenvolvimento após 2015 sobre a necessidade de dar respostas que permitam transformar as economias e lançar as bases para criar emprego e crescimento inclusivos.

Somente com um salto qualitativo em termos de oportunidades econômicas conseguiremos uma profunda transformação de nossas sociedades, que ponha fim à pobreza extrema, cuja erradicação não é apenas um compromisso dos governos, mas de toda a sociedade, sublinhou.

Prensa Latina