MP mostra crescimento de assaltos a ônibus na Grande Ilha

 

Othelino critica corte de verbas para a Educação

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) repercutiu, na sessão desta quarta-feira (07), relatório encaminhado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Controle Externo da Atividade Policial, promotor de Justiça José Claudio Cabral Marques, que evidencia elevados números de assaltos a coletivos na Grande Ilha de São Luís. “Esses novos dados também comprovam a total ausência de políticas públicas na área de Segurança no Maranhão”, enfatizou.

Othelino Neto mostrou, na tribuna, que, comparando-se os números de janeiro a maio de 2012 com os do mesmo período deste ano de 2014, pode-se observar que as ocorrências aumentaram de 121 assaltos a coletivos em 2012 para 242 em 2014, um crescimento de 100%. O levantamento do Ministério Público foi feito com base em dados encaminhados pelo Sindicato das Empresas de Transporte (SET).

“Qual é a explicação para isso senão a absoluta falta de competência do governo do Estado? Aquela explicação vexatória que a governadora Roseana Sarney deu para a imprensa nacional de que o Maranhão está mais rico, por isso tem mais assaltos? Acho que os ricos não estão andando nos transportes coletivos de São Luís”, comentou Othelino após interrogar.

Segundo o relatório mostrado por Othelino Neto, em 2009, ano em que a governadora Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve 351 assaltos a coletivos na Grande Ilha de São Luís. Em 2013, foram 550.

Números alarmantes

Para Othelino, esses e outros números alarmantes de violência no Maranhão fizeram o Estado virar notícia negativa em âmbito nacional e internacional. “Mortes em Pedrinhas já foram três agora nos últimos dias e, de fato, o governo não consegue ter controle sequer sobre o seu sistema penitenciário, quanto mais com relação à Segurança Pública como um todo”, afirmou.

Othelino fez questão de frisar que essas informações não são inventadas pela Oposição, até para evitar que o senador José Sarney, no artigo de domingo, diga que se trata de mais levantamento para constranger o Maranhão. “São dados do Ministério Público Estadual, que eu recebi, no gabinete, assinados pelo promotor José Claudio Cabral Marques, um levantamento importante que merece ser analisado e que comprova o fracasso do governo do Maranhão na área da Segurança Pública”, disse.

Segundo o deputado, esse fracasso não é só na área da Segurança Pública e, sim, generalizado. “Então, fica, infelizmente, mais um registro de péssimos indicadores que vão atestando todo dia que o Maranhão está jogado às traças, mas que, graças a Deus, o fim disso está perto”, finalizou.