Brasil mobiliza caravanas pelo #culturaviva à Brasília
O Brasil se movimenta rumo ao Planalto Central. A próxima terça-feira, 1o de julho, pode ser um dia histórico para a cultura brasileira com a aprovação final, pela Câmara dos Deputados, da #LeiCulturaViva, que transforma o programa e os pontos de cultura em política de Estado.
Publicado 27/06/2014 17:50 | Editado 04/03/2020 17:03
Por Alexandre Santini
Após três anos de intensa participação e mobilização por todo o país, acompanhando cada passo, cada avanço desta trajetória, os fazedores e fazedoras de cultura do Brasil tem a oportunidade de participar agora de uma luta decisiva, por mais cultura, democracia e participação popular no Brasil.
Além da Lei Cultura Viva, as caravanas vão pressionar para que outras pautas de interesse da sociedade civil também sejam aprovadas. O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que cria instrumentos mais democráticos, adequados e eficientes para a gestão das organizações sociais e comunitárias, incluindo os pontos de cultura e coletivos culturais, e a Política Nacional de Participação Social (PNPS), que fortalece a democracia participativa, a transparência e o controle social das políticas públicas, também estarão na pauta do Congresso na próxima semana.
A pé, de avião, pela estrada, de barco ou bicicleta, tem gente de todo o Brasil se mobilizando para estar em Brasília dias 1 e 2 de julho, invadindo o Planalto, a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional com as cores, tambores, demandas e interesses da cultura brasileira, por um país melhor, mais criativo e diverso.
Organize o seu ponto, seu grupo, sua trupe e venha participar deste assalto poético à capital federal! Tem ônibus saindo do Rio de Janeiro e de outros estados.
Para fazer parte desta caravana envie um email
para: plataformapuentebrasil@gmail.com
Vamos marcar um gol de placa pela cultura brasileira!
Confira a agenda da caravana do Rio de Janeiro:
30/06 (segunda):
– 14h: Saída do Rio.
01/06 (terça):
– 08h: chegada à Brasília. Recepção, descanso e almoço.
– 14h às 18h: concentração na Câmara, blitz com os deputados, cortejo nos corredores, acompanhamento da votação nas galerias.
– 20h30: jantar.
– 21h: FESTA (rsrsrsrs).
02/06 (quarta):
– 10h: ida ao Ministério do Planejamento: #DescontigenciamentoJá!
– 12h: almoço.
– 14h: Votação da LEI DOS MESTRES E GRIÔS na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
– 16h: possível agenda no Planalto #SancionaDilma a LEI CULTURA VIVA!
– 18h: jantar.
– 19h: retorno ao RJ.
03/06 (quinta):
– 12h: Previsão de chegada no RJ.