Presidenta da UBM fala dos novos desafios e reforça apoio a Dilma

Em entrevista à Rádio Vermelho, a presidenta recém-empossada da União Brasileira das Mulheres, a professora goiana Lúcia Rincon, contou um pouco sobre sua trajetória até chegar à liderança da UBM, também falou sobre os desafios do movimento feminista e ratificou o apoio à reeleição e ao decreto da presidenta Dilma Rousseff sobre a Política Nacional de Participação Social.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

lucia rincon radio

Sobre sua história nos movimentos sociais, Lúcia disse que é militante política e do movimento feminista desde o início da década de 1980 e divide com as companheiras que fizeram parte dessa história até a presidência da UBM. “Essa trajetória é coletiva e a UBM, onde estou desde sua fundação, é uma organização que procura trabalhar dessa forma, coletiva e compartilhada”, falou.

Segundo Lúcia Rincon, o principal objetivo da nova liderança é fortalecer cada vez mais a luta contra a exploração, a opressão e apoiar a reeleição da presidenta Dilma. “Não à toa que nosso lema é ‘Por Um Mundo de Igualdade Contra Qualquer Opressão’, nossos objetivos estratégicos estão manifestos nesse nosso lema e nossos objetivos mais imediatos estão colocados na nossa carta de princípios, que significa resumidamente trabalhar para afirmar a sociedade democrática brasileira que temos há 12 anos, no sentido de fortalecer a organização do povo e alcançar benefícios ou objetivos que permitam uma vida mais tranquila e feliz”, disse. “Por isso ratificamos nosso apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.”

Em relação à Política Nacional de Participação Social (PNPS), que tem sido atacada constantemente pela grande mídia, a professora destaca o imediato apoio da UBM ao decreto sancionado por Dilma. “Nós reagimos imediatamente às reações da direita porque temos que estar atentos ao espaço democrático que conseguimos, e reforçamos e apoiamos essa política (PNPS) porque ela permite os avanços e acertos da participação do povo na elaboração do seu próprio destino”, falou. “Inclusive será realizado na semana que vem um Fórum Interconselhos por iniciativa do governo federal para discutir o aprofundamento da Política Nacional de Participação Social e de como ela deve ser aplicada”, revelou.

Ouça a entrevista na íntegra na
Rádio Vermelho: