Inauguração da unidade industrial da Bahiafarma acontece dia 26

Na quinta-feira (26/06), a partir das 9h, será realizada a inauguração da planta de produção da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma -, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho. Na ocasião, acontece a apresentação do primeiro medicamento produzido pela nova Bahiafarma, a Cabergolina, que será fornecido ao SUS.

A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do secretário da Saúde do Estado (Sesab), Washington Couto, e da presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira.

Com investimento de cerca de R$ 12 milhões, a Bahiafarma tem o objetivo de ampliar a atuação do Estado na área farmacêutica, com o fornecimento e distribuição de medicamentos de interesse social para órgãos e entidades que integram o SUS.

De acordo com o governador Wagner, o Estado negocia com grandes laboratórios internacionais a transferência de tecnologia para a produção de outros remédios, o que poderá viabilizar a distribuição de medicamentos mais baratos.

Novo medicamento

A Cabergolina, medicamento atualmente importado da Itália e Argentina, será produzido na Bahia para o SUS de todo o Brasil, beneficiando pessoas com distúrbios hormonais, como por exemplo, aqueles que interferem na produção do leite.

De acordo com informações do Governo do Estado, a fabricação no Brasil da Carbegolina por uma indústria pública vai impactar positivamente no orçamento familiar das pessoas que necessitam do medicamento, já que ele será fornecido pelo SUS. O Ministério da Saúde vai adquirir o remédio pela metade do preço.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências