Copa e Ciência: Evaldo Lima destaca pesquisa de exoesqueleto
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou esta semana durante discurso na Câmara de Fortaleza o projeto Andar de Novo, criado pelo neurocientista Miguel Nicoelis. A pesquisa científica, que consiste em um exoesqueleto robótico capaz de ajudar paraplégicos a recuperarem os movimentos, será apresentada ao público pela primeira vez na abertura da Copa do Mundo.
Publicado 05/06/2014 10:05 | Editado 04/03/2020 16:26
Na primeira partida da Copa, a ser realizada entre Brasil e Croácia no dia 12 de junho, o pontapé inicial será dado por um dos oito jovens, que perderam os movimentos e a sensibilidade nas pernas, selecionados para a pesquisa de Nicoelis. Um deles deverá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros sobre o gramado do Itaquerão e efetuar a proeza de chutar uma bola de futebol.
Para Evaldo Lima, a demonstração do exoesqueleto, que decodifica a atividade elétrica dos neurônios e traduz em sinais eletrônicos compreensíveis a um robô, será uma ótima oportunidade para o Brasil mostrar seu outro lado, o da inovação tecnológica. “O exoesqueleto representa um gol de placa da ciência brasileira e pode revolucionar a vida de pessoas com paraplegia em todo o mundo”, afirmou.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB-CE)