Cooperação militar China-Rússia ajuda a estabilidade, diz porta-voz

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China Geng Yansheng declarou na quinta-feira (29) que a cooperação China-Rússia "possui um significado positivo" para relações bilaterais e estabilidade regional.

Geng disse em uma entrevista coletiva que o recente exercício Joint Sea-2014 no Mar do Leste da China foi "bem-sucedido" e as forças armadas dos dois países realizarão mais cooperações.

O presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo Vladimir Putin atingiram um consenso importante durante sua reunião em Shanghai na semana passada, disse Geng, apontando que a cooperação militar em diversas áreas obtiveram resultados significativos.

O exercício Joint Sea-2014, inspecionado por Xi e Putin, obtiveram avanços em diversos aspectos e fortaleceu a capacidade das duas forças marinhas para ação conjunta, segundo Geng.

Uma delegação de paraquedistas russos chegou à China para intercâmbios com seus colegas chineses, disse Geng, e uma delegação chinesa participará do 2º Campeonato Biatlo de Tanque a ser realizado em agosto à convite de Moscou.

As duas forças armadas participarão da "Missão de Paz 2014", um exercício multinacional antiterror no âmbito da Organização de Cooperação de Xangai, acrescentou.

Os intercâmbios e cooperação pragmáticos mostraram que a confiança entre a China e a Rússia e a coordenação estratégica atingiram um alto nível e é conducente aos laços bilaterais e à paz e estabilidade regionais, disse Geng.

Fonte: Xinhua