Habitantes de Kiev protestam contra detenções no Leste da Ucrânia

Cerca de 200 pessoas se reuniram hoje em Kiev, em frente das sedes presidencial e do Serviço de Segurança (SBU), para um comício exigindo libertar os ucranianos detidos no Leste do país, segundo informou a emissora de televisão Canal Cinco (TV Pyaty).

Sede do Ministério de Relações Estrangeiras da Ucrânia

Após a mudança de poder em Kiev em 22 de fevereiro, algumas regiões do Sudeste do país não reconheceram a legitimidade dos novos governantes. Em retaliação, em meados de abril, as forças de segurança leais ao novo regime ucraniano desencadearam uma operação punitiva.

Os independentistas das regiões de Donetsk e Lugansk, no auge da operação militar, realizaram consultas populares e acabaram por proclamar a autonomia das suas repúblicas, tendo procedido à criação de órgãos autárquicos e unidades paramilitares.

Segundo estimativas da Anistia Internacional, em Slavyansk teriam sido detidas 20 pessoas, embora não se saiba o número de reféns tomados naquelas cidades.

A assessora de imprensa do Serviço de Segurança, Marina Ostapenko, asseverou que os órgãos competentes “fazem tudo para libertar as pessoas detidas”.

Fonte: Voz da Rússia