Glaucoma: João Ananias defende dispensação do medicamento
O deputado João Ananias reafirmou seu compromisso com a luta dos portadores de glaucoma que reivindicam a dispensação do medicamento, usado no tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante audiência pública sobre glaucoma, realizada no último sábado (24/05), na Câmara Municipal de Fortaleza, ele reforçou que tratará do assunto com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Publicado 26/05/2014 10:47 | Editado 04/03/2020 16:26
O glaucoma é uma doença de evolução silenciosa e se não tratada adequadamente leva a perda total da visão. “É fundamental que o tratamento seja feito de forma plena, sem interrupção”, destacou.
João Ananias explicou que o maior problema na saúde pública é a falta de um financiamento permanente que garanta o atendimento de todas as demandas da população. “Muitos de vocês assinaram o Projeto de Iniciativa Popular que propõe que 10% da receita bruta do País seja gasto com saúde. Estamos trabalhando muito para que esse projeto seja aprovado”, observou.
A audiência pública foi solicitada pelos vereadores Marcio Cruz e Evaldo Lima, que atenderam ao do presidente do Instituto Olhar, Luiz Dantas. Durante o evento, médicos oftalmologistas prestaram atendimento e informaram sobre a importância do exame com oftalmologista para que o glaucoma seja identificado e tratado.
Estiveram presentes à audiência, o Reitor da universidade Estadual do Ceará, professor Jackson Coelho, diretor da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, Evânio Dias Martins, Francisco Pereira de Alencar, coordenador hospitalar do Município, que representou o Prefeito Roberto Cláudio e o coronel Júlio César, da Coordenadoria do Idoso de Fortaleza.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)