República da Transnístria deseja se integrar à Rússia

Mais de 185 mil habitantes da República Autoproclamada de Transnístria (no território de Moldova) assinaram uma petição ao governo russo, na qual apelam à integração da sua república na Federação Russa.

Bandeira da Transnístria

O anúncio foi feito na quarta-feira, 14 de maio, pela presidenta das Comunidades Russas da República, Viorika Kokhtareva.

A coleta de assinaturas aconteceu durante duas semanas e devia terminar com a entrega, em 9 de maio, das listas e do texto da mensagem ao vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin, representante especial do presidente nessa região independentista.

Todavia, no sábado, a Ucrânia e a Romênia proibiram o avião governamental russo de entrar no espaço aéreo dos dois países, motivo pelo qual ele aterrisou no aeroporto de Chisinau. A delegação russa regressou a Moscou num avião regular. Uma parte das listas foi confiscada pelos serviços secretos moldavos.

Em março, decorreu um referendo sobre estatuto da Crimeia e da cidade de Sevastopol, no qual 90% dos votantes se pronunciaram pela reintegração na Rússia.

A República Moldava de Transnístria (RMT), com 60% de russos e ucranianos, desencadeou uma campanha secessionista ainda antes do colapso da URSS.

Fonte: Voz da Rússia