Cantareira pode se esgotar em dois meses
O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu de 10,5% de quinta-feira para 10,4% nesta sexta-feira, patamar mais baixo da história, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Publicado 03/05/2014 18:56
Na mesma data do ano passado, o índice estava em 62,6%. Os reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, além de liberar água para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior do estado.
Segundo o Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Cantareira, o volume útil do sistema deverá se esgotar no início de julho.
A pior situação é do reservatório Jaguari-Jacareí, que atualmente está com apenas 3,7% da capacidade útil e deverá atingir o volume mínimo ainda durante o mês de maio.
A partir do fim da reserva útil, passará a ser usado o chamado volume morto, ou reserva técnica – água que está abaixo do sistema de bombeamento atual.
De acordo com o coordenador de Projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Guilherme Valarini, para garantir a segurança hídrica da região, o consumo de água teria de cair até 50% nos próximos meses.
Fonte: Monitor Mercantil