Farc anunciam disposição de criar "partido político aberto"
Em comunicado emitido nesta terça-feira (29), as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram sua disposição em se converterem em um “partido político aberto, legal e inclusivo”, caso alcancem um acordo de paz com o governo do país. O documento divulgado pelo grupo insurgente comemora o 14º aniversário do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia (MBNC).
Publicado 29/04/2014 17:05

Fundado em 29 de abril de 2000 em Caguán, na Colômbia, o MBNC é o braço político das Farc. "Aqui está o Movimento Bolivariano, vital, e pronto para tomar o caminho da paz, disposto a, caso se alcance a assinatura do acordo final, tirar a máscara que o protege. Um partido político aberto, legal, que reúna as maiorias dissidentes para continuar a luta pela democracia, a reconciliação e a justiça social", diz o comunicado.
No texto lido por Pablo Catatumbo, chefe da delegação das Farc no processo de paz com o governo colombiano, o grupo insurgente afirma que “se há um diálogo pela reconciliação é porque existe a força clandestina e pujante de uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução do seu destino”.
Leia também:
Greve agrária na Colômbia ganha apoio de outros setores
Por impasse nas negociações, camponeses iniciam greve na Colômbia
Perto de concluir tema das drogas, EUA atrapalham paz das Farc
As Farc manifestaram o desejo de que essa transformação aconteça "em um cenário em que finalmente seja estabelecido e respeitado os direitos civis e a participação real das pessoas na condução soberana do país, superando o neoliberalismo e as suas misérias".
Na semana passada, as Farc e o governo colombiano voltaram à mesa de negociações, em busca de uma solução ao conflito que já dura mais de meio século. As partes discutem a questão das drogas – terceiro ponto da agenda e 24º ciclo de diálogos.
Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho
Com informações da Prensa Latina,