Secult promove grande Roda de Choro na Estação João Felipe
Como parte das ações desta semana de comemoração pelo Dia Nacional do Chorinho, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado promove neste sábado, 26/4, uma programação especial na Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza.
Publicado 25/04/2014 10:52 | Editado 04/03/2020 16:27
O espaço, que em breve receberá um novo equipamento da Secretaria da Cultura (o Centro de Cultura e Memória Engenheiro João Felipe), será palco neste sábado de muito chorinho, a partir do meio-dia, com atividades abertas ao público e com a presença de grandes nomes da música cearense.
De acordo com Xauí Peixoto, coordenador da programação intitulada “Ocupação na Estação”, as atividades deste sábado acontecem em caráter experimental, em articulação entre a Secult e a Rede Cearense de Capoeira, a Rede de Feira Criativa e a Rede de Pontos de Cultura, buscando contemplar a diversidade de linguagens e de públicos nas atividades desenvolvidas nos equipamentos que irão compor o Corredor Cultural (projeto da Secult, de integração entre equipamentos culturais dos bairros do Benfica, Centro e Praia de Iracema).
“Nesse sábado, aproveitamos a motivação da semana em que se comemora o Dia Nacional do Chorinho e vamos realizar várias atividades a partir de meio-dia, com uma feijoada. Às 13h teremos apresentação do Regional do Macaúba, feira de discos de vinil e de produtos criativos e uma Grande Roda de Choro, a partir das 14h30, com vários instrumentistas convidados”, informa Xauí.
O regional de Maaúba contará com Tarcísio Sardinha (violão 6 cordas), Lucas (violão 7 cordas), Mateus (flauta), Felipe Araújo (pandeiro), Vugu (cavaco). Já a grande roda de choro terá o talento de Carlinhos Patriolino, Giltácio Santos, Pardal, Guerreiro, Bernadino, Daniel, Davi, Diego, Ronaldo, Makito, Marcelo, Paulo David, Paulista, Ribamar, Samuel, Natércia, Amanda, Chico, Yan, Chorão, Roberto e Veveu, entre outros instrumentistas convidados.
Das 15h30 em diante o som fica por conta do pesquisador Nirez (diretor do Museu da Imagem e do Som – MIS-CE) e do DJ Alan Morais, tocando clássicos do chorinho, respectivamente, em discos de cera e vinil. A programação terá também apresentações de capoeira e maculelê.
Toda a programação tem entrada franca. Mais informações: 3101-6792
Fonte: Assessoria da Secretaria da Cultura do Ceará