UNE realiza seminário de assistência estudantil
O acesso estudantil à universidade está em crescente expansão, e cada vez com processos mais democráticos para o ingresso dos estudantes. Lei de cotas, ampliação das universidades federais e programas de bolsas em universidades privadas como o ProUni vêm contribuindo para esse acontecimento. Contudo, o investimento em políticas que assegurem a permanência do estudante nas instituições de ensino mostra-se insuficiente nesse novo cenário.
Publicado 22/04/2014 09:36
Com o intuito de debater o assunto, a União Nacional dos Estudantes (UNE), convoca o seu 3° Seminário de Assistência Estudantil, a ser realizado na Universidade Federal de Ouro Preto(Ufop), em Minas Gerais, entre os dias 9 e 11 de maio.
Serão eixos do Seminário a concepção de assistência (bolsas/auxílios) e permanência estudantil (moradia/RU), a participação Estudantil na elaboração e implementação das políticas de permanência e assistência; estudantes cotistas; estudantes prounistas e do Fies; e mulheres estudantes.
Segundo a diretora de Políticas Educacionais da entidade, Juliana de Souza, realizar a terceira edição do seminário neste momento é fundamental, pois chama a atenção para a expansão e democratização do acesso ao ensino superior, somada ao desafio de continuar a popularização das universidades. ‘’A assistência estudantil é a garantia da permanência qualificada dos estudantes de origem popular, negras e negros e indígenas que hoje iniciam seus estudos. Para que mais nenhuma e nenhum estudante precise deixar a universidade por não ter condição de permanecer nela e para que esses sejam os protagonistas da transformação de suas estruturas, ainda conservadoras e excludentes. Falar em assistência estudantil é falar em direito’’, enfatizou.
Bandeira Histórica
As políticas de assistência estudantil e permanência do estudante na universidade estão no topo da lista das reivindicações do movimento estudantil. Uma infraestrutura adequada e a possibilidade de acúmulo de bolsas são bandeiras de luta históricas.
Para a UNE, é fundamental triplicar a verba do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) – hoje são investidos apenas 500 milhões – para que todos os campi tenham moradia e restaurantes universitários, aliado a uma política de permanência estudantil plena, que possibilite a formação de todos estudantes, em especial àqueles das políticas de ações afirmativas.
Como participar
Para participar do 3° Seminário de Assistência Estudantil, basta enviar um e-mail para une.assistenciaestudantil@gmail.com. O valor da inscrição é de R$35,00 e inclui estadia e alimentação.
A inscrição é aberta para todos os estudantes interessados.
Fonte: União Nacional dos Estudantes