Projeto na Câmara coloca jovens no lugar de parlamentares
2014 é um ano eleitoral. Em poucos meses os brasileiros vão às urnas com a grande responsabilidade de escolher o presidente do Brasil e os deputados estaduais e federais, além dos senadores. Contudo, as funções dos parlamentares são muitas vezes desconhecidas por boa parte da população.
Publicado 24/03/2014 10:21
Com o intuito de aproximar os jovens dessa realidade, estão abertas desde a última segunda-feira (17), as inscrições para a 11ª edição do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, criado para incentivar o conhecimento do trabalho legislativo brasileiro na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os interessados em participar têm até o dia 23 de maio para realizar a inscrição, de onde serão selecionados 78 estudantes. Nesses 11 anos de atividades, cerca de 768 estudantes foram contemplados e quarto dos projetos inscritos foram aproveitados pela Câmara e transformados em projetos de lei.
O programa simula uma jornada parlamentar da qual os jovens estudantes participam de debates e votações de projetos de leis como se fossem deputados reais em comissões. Podem participar do Parlamento Jovem os estudantes matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, com idade entre 16 e 22 anos.
Como Participar
Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2014 é preciso que o candidato crie um projeto de lei. O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados disponibiliza um guia de estudos com sete módulos que explicam o processo legislativo, o funcionamento do programa, tiram dúvidas e ensinam como escrever um projeto.
Inscreva-se em: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem
Fonte: União Nacional dos Estudantes