Núcleo Recife da UBM elege nova direção para o biênio 2014-2015

 O Núcleo Recife da UBM – União Brasileira de Mulheres elegeu sábado (15) a nova direção que vai conduzir os destinos da entidade na capital pernambucana no biênio 2014-2015 (foto).

Sob a coordenação de Simone Cesar, o grupo é constituído ainda por Ana Magalhães; Auricelia Santos; Jaffia Alves; Viviane Cardoso; Adnilza Rodrigues; Rejane Pereira; Vilma Gomes; Gleice Medeiro; Patrícia Ferreira e Carmela Alencar.

A escolha das novas líderes aconteceu durante a Plenária de Mulheres do Recife promovida pelo Núcleo em preparação ao III Congresso Estadual da UBM, previsto para o dia 29 de março próximo. A plenária das mulheres contou com a participação da presidenta do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, Antonieta Trindade; da secretária da Mulher da Prefeitura do Recife, Sílvia Cordeiro; de Irene Freire, do Movimento LGBT; Valéria Silva, da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/PE; e Inamara Mélo, secretária de Comunicação do Comitê Municipal do PCdoB do Recife e ativista do movimento de mulheres no Estado.


Inamara Mélo na Plenária de Mulheres da UBM Recife

Segundo Simone Cesar, um dos grandes desafios da nova direção "é fortalecer a UBM no Recife fazendo com que ela ganhe visibilidade em todos os bairros de nossa cidade, levando nossas bandeiradas por mais creches, mais poder políticos para mulheres, mais escolas de tempo integral, criando mecanismos que possibilite as mulheres exercer sua cidadania em condições de igualdade".

Leia abaixo a íntegra do depoimento da coordenadora eleita.

"Neste sábado, dia 15 de março, mês que reafirmamos a nossa luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, realizamos nossa plenária preparatória para o III Congresso estadual da UBM, cujo tema "10 anos de políticas públicas no Brasil. O que mudou na vida das mulheres?" refletindo sobre os avanços e conquistas alcançadas pelas mulheres no âmbito nacional após a eleição do Lula para presidente, os limites na implementação das políticas públicas e os novos desafios para o movimento de mulheres. Antonieta Trindade (ao microfone) durante a plenária





Antonieta Trindade (ao microfone) durante a plenária

Entendendo importância de Recife para no Cenário político Brasileiro ressaltamos que Recife foi pioneira na implementação da coordenadoria da mulher após a eleição de João Paulo (PT) e Luciano Siqueira (PCdoB) e primeira capital do Nordeste a criar o Conselho da Municipal Mulher em 2003, vitórias concretas protagonizadas pela luta das mulheres na qual a UBM participou ativamente. Diante deste temos hoje um grande desafio que é de fortalecer a UBM em Recife fazendo com que ela ganhe visibilidade em todos os bairros de nossa cidade, levando nossas bandeiradas por mais creches, mais poder políticos para mulheres, mais escolas de tempo integral, criando mecanismos que possibilite as mulheres exercer sua cidadania em condições de igualdade.

Temos como meta criar núcleos da UBM onde for possível, nos bairros, nos sindicatos, na juventude organizada, nas escolas. nossa luta precisa ganhar força e onde tiver uma mulher sendo oprimida ali a UBM deverá estar.

União Brasileira de Mulheres – Núcleo Recife 'Por um mundo de Igualdade contra todo tipo de opressão'"

Audicéa Rodrigues
Do Recife