Olinda e Recife comemoram aniversários com música e bolo
Nesta quarta-feira (12), Olinda e Recife fazem festa para comemorar seus aniversários de fundação. Olinda, mais antiga, comemora 479 anos, e o Recife, cidade-irmã desde o nascedouro, 477 anos.
Publicado 11/03/2014 15:01 | Editado 04/03/2020 16:55
Em Olinda, a festa começa às 6h da manhã com repique de sinos nas igrejas do Sítio Histórico. A partir das 18h30, em frente à sede da Prefeitura, haverá a apresentação do Coral Encanto de Olinda, formado por 80 vozes infantis, que dará os parabéns à cidade. Na seqüência, haverá o corte do bolo. Para finalizar, o grupo musical Bonina, formado somente por mulheres, fará apresentação. Integrando as comemorações dos 479 anos de Olinda, a prefeitura vai inaugurar a pavimentação de quatro ruas do bairro Cidade Tabajara.
No Recife, a festa começa às 17h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, com apresentação do Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda, seguido da Orquestra de Frevo 100% Mulher e da campeã do Concurso de Agremiações de 2014, a Escola Gigantes do Samba.. O "Parabéns pra você" está previsto para as 19h30. Além do bolo principal, serão servidas ao público 3 mil fatias individuais da iguaria. A programação no local inclui ainda show de Alceu Valença, às 20h.
Às 21h, no Teatro de Santa Isabel, apresentação do espetáculo Edu Lobo e Quinteto, com a participação dos músicos Cristóvão Bastos, responsável pelos arranjos, direção musical e piano, Jurim Moreira, na bateria, Jorge Hélder, no baixo acústico, Carlos Malta, com sax e flautas, e Mingo Araújo, na percussão.
Educativo
Também para comemorar os 477 anos do Recife o Museu da Cidade (MCR) promove a ação de educação patrimonial intitulada de “Forte das Cacimbas”, remontando a história da construção do Forte das Cinco Pontas, uma das principais referências históricas da cidade. De 11 a 29 de março, os visitantes poderão participar de contações de histórias e de uma atividade reflexiva relacionada ao tema.
A ação irá abordar a questão da água e sua importância como elemento fundamental para a construção da cidade, já que o Forte Frederico Henrique, ou das Cinco Pontas, foi construído para proteger o Recife e a fonte de água potável das cacimbas dos atuais bairros de Santo Antônio e São José.
O projeto contará com a participação da contadora de histórias Mariane Bigio e é, principalmente, direcionado às escolas das redes pública e privada, mediante agendamento. Aos sábados, os visitantes poderão participar da atividade a partir das 15h. A ação será na Praça d ‘Armas do Forte, onde ocorreram os fatos históricos.
Audicéa Rodrigues com informações das prefeituras do Recife e de Olinda
Do Recife