Dilma Rousseff se reúne com Lula, ministro, PT e dirigentes

Passado o feriado de carnaval, após quatro dias de descanso em uma base naval na Bahia, a presidenta Dilma Rousseff retornou ao trabalho nesta quarta-feira (5) com uma agenda política movimentada.

Lula e Dilma posam no Palácio do Alvorada

Dilma recebeu na residência oficial do Palácio da Alvorada o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro teve ainda as presenças do presidente nacional do PT, Rui Falcão; o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante; o ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins; o publicitário João Santana; o deputado estadual, Edinho Silva; e o chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo.

A reunião, segundo a imprensa, teve dois pontos em pauta: o impasse com o PMDB, no contexto da reforma ministerial, e a definição dos primeiros passos para a campanha à reeleição.

A presidenta havia dito à imprensa, que conduziria a reforma ministerial ainda antes do carnaval, mas sua articulação com o PMDB deve tê-la feito recuar e as definições ainda estão em discussão.

Dilma ainda terá de fazer uma proposta final ao partido. Na semana passada, ela chegou a conversar com o vice-presidente Michel Temer, líder importante da legenda aliada, mas não há informações sobre o resultado do encontro.

Na quarta-feira (5), o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, disse que não havia incômodo entre o seu partido e Dilma. Segundo Raupp, o PMDB é aliado de primeira hora da presidenta. “Temos o vice-presidente da República (Michel Temer), o presidente da Câmara (Henrique Eduardo Alves), o presidente do Senado (Renan Calheiros), a maior bancada no Senado e a segunda bancada da Câmara. Mas essa (reforma ministerial) é uma decisão única e exclusiva da presidente da República”, ressaltou.

Nesta reunião, Dilma deve ter avaliado com seus interlocutores as próximas mexidas na Esplanada e também a definição dos nomes para a formação do seu comitê de campanha, a ser instalado em Brasília. Segundo especulações da imprensa, um nome cotado para compor a equipe para a reeleição de Dilma é o do seu atual chefe de gabinete, Giles Azevedo. Cogita-se ainda que o ex-secretário da Casa Civil e nome de confiança da presidenta, Beto Vasconcelos, substitua Giles, no gabinete da presidência.

Da Redação do Vermelho,
Com agências