Tô no Vermelho abriu o carnaval chutando o pessimismo da Copa
O carnaval ainda não começou oficialmante no país, mas o Bloco carnavalesco Tô no Vermelho, estreou ontem, quinta(27/02) nas ruas de São Paulo num desfile que reuniu aproximadamente 500 pessoas pelo terceiro ano consecutivo, o que lhe dá credencial de bloco experiente.
Por Ana Lúcia Apolonio*
Publicado 28/02/2014 20:26 | Editado 04/03/2020 17:16
Os militantes do PCdoB se concentraram em frente ao Copan e sairam pelas ruas do centro até o Largo do Arouche. Além da presença de militantes de esquerda, compareceram líderes do PCdoB , como Jamil Murad, presidente do partido.
Segundo Artur Tirone, um dos idealizadores do bloco, o tema desse ano foi a copa do mundo com o objetivo de afastar o pessimismo que de repente tomou conta do povo brasileiro em relação ao campeonato. Ele acredita que o amor pelo Brasil, pelo carnaval e pelo futebol está impregnado na alma do brasileiro e o bloco tem o papel de despertar esse sentimento.
Além das máscaras, cores vermelhas, brilho e muita alegria, o bloco atraiu foliões diversos, pessoas saindo do trabalho, estrangeiros radiantes e impactados com a alegria das pessoas, conforme afirmação de um casal alemão que acompanhou do início ao fim a festa. Interessante também a diversidade que o bloco atraiu, como por exemplo, um grande número de moradores de rua acompanhando com muita alegria e diversão, causando um verdadeiro sentimento de igualdade e respeito entre as pessoas.
Enquanto o bloco fazia o trajeto, as pessoas das lojas, bares, casas e moradores dos apartamentos paravam o que estavam fazendo e acompanhavam dançando, aplaudindo, registrando o momento com uma alegria e aplausos que eram contagiantes. Com a marchinha politizada com o refrão “do Copan à copa/ com a seleção chuto o pessimism/ Não sou vira-lata, não”, o bloco alcançou o objetivo ontem e resgatou no paulistano que assistiu, o amor pelo Brasil, pelo carnaval e pelo futebol que de fato, está impregnado em nossa alma.
*É jornalista e integrante da Comissão de Comunicação do PCdoB Paulistano