Ministra e artistas dão início à Operação Carnaval do Disque 100
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, deram início, nesta quarta-feira (26), em Brasília, à Operação Carnaval do Disque 100 – Disque Direitos Humanos. Juntamente com o ator Marcos Frota e com a cantora Fafá de Belém, a ministra acompanhou o trabalho das equipes da central, que fará um plantão especial para o período de carnaval.
Publicado 27/02/2014 11:03
O serviço Disque 100 funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. O objetivo da Operação Carnaval é reforçar a mobilização da equipe, formada por aproximadamente 400 colaboradores, que se revezam nos três turnos de trabalho.
“A pessoa que eu atendi se surpreendeu. Temos uma notícia boa: o Disque 100 funciona”, garantiu o ator Marcos Frota. A operação no Disque 100 coincide com o lançamento da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, que está sendo deflagrada em todo o país, com foco nos cinco principais centros carnavalescos (Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Porto Alegre), além das cidades-sede da Copa do Mundo.
A cantora Fafá de Belém também deu o seu depoimento. “Sou mãe, sou avó. A partir daí a gente ganha uma responsabilidade ainda maior. A minha bandeira é: na dúvida denuncie”, alertou.
Esforço de todos
A ministra Maria do Rosário destacou que o Carnaval é a maior festa brasileira e uma das maiores do mundo, resultado da alegria e da criatividade do povo brasileiro. Rosário pediu o esforço de toda a população para que nas festividades não haja espaço para violação de direitos.
“O que nós buscamos também, com a Secretaria de Direitos Humanos e com o governo federal, é que o quesito ‘direitos das crianças e dos adolescentes’ seja reforçado em todos os sentidos”, afirmou.
Ela ainda convocou que a sociedade brasileira perceba que cada criança “é responsabilidade da sua família, da comunidade em que ela vive e dos governos”. A ministra lembrou que além do próprio Disque 100, possíveis violações podem ser denunciadas para os conselhos tutelares, delegacias de polícia e Polícia Rodoviária Federal.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou que está acionando toda a rede da sua área para se integrar à campanha. “Vamos levar essa campanha para todo o brasil. É com emoção que eu vi a dedicação e o carinho com que as pessoas trabalham no Disque 100. Estamos formando uma rede”, disse.
A campanha é realizada anualmente pelo governo federal, em parceria com estados, municípios e organizações da sociedade civil. O objetivo é conscientizar a população sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como crianças e adolescentes, idosos, deficientes, LGBT, moradores de rua e outros.
Nos últimos três anos, o serviço registrou mais de 300.000 denúncias. Apenas em 2013, o Disque 100 registrou um total de 124.079 denúncias.
Da Redação em Brasília
Com informações da SDH