Encontro Sindical Nossa América terá capítulo brasileiro, em 2015
Na última terça-feira (25), o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) sediou a convocatória oficial para o 6º Encontro Sindical Nossa América (Esna), que será realizado em Cuba no mês de maio.
Publicado 27/02/2014 08:29
Durante o encontro, que reuniu mais de 100 lideranças sindicais e dos movimentos sociais, o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, anunciou o lançamento do capítulo brasileiro do ESNA, em 2015. “O Rio de Janeiro se colocou à disposição para ser a sede da iniciativa”, informou Divanilton.
O presidente da entidade anfitriã do encontro, Alex Santos, fez a saudação inicial, enquanto o presidente da CTB-RJ, que organizou o evento, Ronaldo Leite, destacou o Esna como um instrumento para fortalecer os trabalhadores em todas as regiões.
Em sua exposição sobre a importância da integração latino-americana e caribenha, o coordenador técnico do ESNA e vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), João Batista Lemos, contextualizou o cenário político internacional.
“A questão da integração, para nós, faz parte do projeto nacional de desenvolvimento. Não há como se desenvolver um projeto nacional sem haver uma proposta de integração e construção de um bloco contra-hegemônico”, expressou Batista.
Após os debates, foi aprovada uma nota em apoio ao governo de Nicolás Maduro que está sofrendo desde o dia 12 de fevereiro tentativas de desestabilização, por meio de atos violentos, perpetrados pela oposição.
“Mexeu com ele, mexeu conosco”, disse Divanilton ao enfatizar a necessidade da integração latino-americana e caribenha, principalmente, em momentos como este em que o imperialismo estadunidense tenta romper a continuidade dos governos progressistas na região.
O secretário informou que, assim como ocorreu em São Paulo, no Rio de Janeiro, horas antes da atividade, a direita convocou uma manifestação em frente ao Consulado da Venezuela contra o governo bolivariano, mas foi sufocada pelos movimentos sociais e sindicais que compareceram em massa para demonstrar seu apoio a Maduro.
A atividade também contou com a presença da secretária de Políticas para a Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio. Os participantes também tiveram a oportunidade de ver uma exposição fotográfica com imagens de Cuba feitas pela professora do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), Márcia Silva.
Fonte: Érika Ceconi, no Portal CTB