Dino repudia vínculo de imagem do Brasil à conotação sexual
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) repudia veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais. O Instituto está em contato com a empresa Adidas para que esta retire do mercado as camisetas que vinculam o Brasil a propagandas sexuais, conforme publicado hoje em jornais brasileiros.
Publicado 25/02/2014 14:24 | Editado 04/03/2020 16:46

O presidente da Embratur, Flávio Dino, reforça a repressão ao chamado “turismo sexual”. “A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma Dino. “Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”.
Para o presidente, o Brasil vive um momento em que o governo luta para não passar a imagem com apelo sexual internacionalmente. Dino afirma, ainda, que as camisetas fabricadas pela Adidas não retratam a realidade do país.
"Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota", declarou o presidente da Embratur.
“Isso atrapalha a organização do Mundial. O problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a Copa. Já comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a divulgação de que não aceitaremos isso", reforçou Dino.
No final do ano passado, a Embratur aproveitou o clima festivo para agradecer os operadores de turismo de todo o mundo que contribuíram com o recorde histórico de 6 milhões de estrangeiros em nosso país durante 2013. Mas também para pedir a colaboração de cerca de quatro mil operadores de turismo para que ajudem a denunciar suspeitas de caso de exploração sexual.
A mensagem de fim de ano do presidente da Embratur divulgou ao trade turístico internacional o serviço Disque 100. Mantido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos que recebe denúncias sobre violação de direitos humanos em nosso país. A mensagem orienta os operadores a informarem seus clientes da existência do serviço e a utilizá-lo em caso de presenciar algum caso em território nacional. O objetivo é levar o Disque 100 ao conhecimento da primeira ponta da cadeia do turismo internacional, o operador que vende pacotes no exterior.