RS: Jussara Cony apoia mobilização dos servidores da saúde

Depois de visitar as instalações do Hospital de Pronto Socorro e do Hospital Materno Presidente Vargas com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) em Porto Alegre, a vereadora do PCdoB, Jussara Cony, voltou à frente do HPS nesta quinta-feira (20) para acompanhar a mobilização dos servidores municipais, que lutam por direitos trabalhistas. A parlamentar sugeriu uma reunião do sindicato com o prefeito José Fortunati (PDT).

A categoria realiza nesta quinta uma paralisação de 24h e está em estado de greve. Algumas das principais pautas são a equidade do pagamento de insalubridade em 40% aos trabalhadores – parte dos funcionários recebe apenas 20% do benefício – e a jornada de no máximo 12 horas de plantão. Na sexta-feira, a partir das 9h, está programado Ato Público em frente ao HPS, com saída dos manifestantes em caminhada até o Paço Municipal.

Apoiadora das reivindicações, Jussara acompanhou o desenvolver da mobilização em plenária no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), após ter constatado a precarização dos serviços à população tanto no HPS quanto o Presidente Vargas, onde leitos da UTI Pediátrica estão fechados por conta da falta de servidores.

“A saúde tem de ser prioridade de uma gestão”, ressaltou a vereadora comunista, que já defendeu a categoria tornando pública uma série de denúncias em discurso na tribuna da Câmara Municipal, semana passada. “Esta mobilização visa o fim da precarização do trabalho e um serviço público de qualidade em Porto Alegre.”

Fonte: Assessoria