CTB e Fenafar discutem Conferência de Saúde do Trabalhador

O encontro aconteceu na terça-feira (11) na sede da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em São Paulo e discutiu preparativos para a realização da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de novembro em Brasília. O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e dirigente da CTB, Ronald Ferreira dos Santos, fez questão de destacar a necessidade da classe trabalhadora de se apropriar de seu direito à saúde.

“A CTB pretende dar um salto organizativo na agenda da saúde do trabalhador”, disse Ronald. Ele explicou que as Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos, e é o momento no qual a sociedade tem a oportunidade de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde para os próximos anos . “Este é o momento onde os trabalhadores se organizam e debatem suas demandas”, lembrou.

Ronald enfatizou que todo “o esforço do encontro é colocar o movimento sindical no processo da democracia participativa”.

Também participaram da reunião as diretoras de Organização Sindical e de Educação da Fenafar, Débora Melecchi e Silvana Leite, respectivamente.

Débora lembrou que com o objetivo de formar delegados para a etapa nacional, serão realizadas 96 conferências nos estados e municípios (veja agenda abaixo), além de sete seminários preparatórios, nos dias 21 e 22 de março, com os seguintes temas: Indústria; Construção Civil; Comércio e Serviços; Transporte; Saúde Privada; Agricultura e Pecuária e Setor Público. Ela informou ainda que um dos objetivos principais da iniciativa é a implementação da política nacional da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Veja abaixo o calendário dos encontros estaduais:

Março

* 10 e 11 -macro Tocantins

* 11 e 12 – 1ª macro São Paulo

* 17 e 18 – macro Augustinópolis (TO)

* 19 e 20 – macro Araquaina (TO)

* 20 e 21 – 2º macro São Paulo

* 21 e 22 – macro Serra Caxias do Sul (RS)

* 25 e 26 – macro Guaraí (TO)

* 28 e 29- macro sul Pelotas (RS)

Abril

* º e 2 – 3 – macro São Paulo

* 1 e 2 – macro Dianópolis (TO)

* 2 – macro norte (ES)

– macro central (ES)

– macro metropolitana (ES)

– macro sul (ES)

* 3 e 4 – macro Gurupi (TO)

* 8 e 9 – 4º macro São Paulo

* 11 e 12 – macro centro oeste Santa Maria (RS)

* 14 e 15 – macro Paraíso (TO)

* 15 e 16 – 5º macro (SP)

* 22 e 23 – 6º macro SP

* 22, 23 e 24 – estadual ES

* 23 e 24 – macro Palmas (TO)

* 25 e 26 – macro metropolitana Porto Alegre (RS)

Maio

* 8,9 e 10 – estadual SP

* 9 e 10 – macro vales Santa Cruz do Sul (RS)

* 16 e 17 – macro Missioneira Santa Rosa (RS)

* 23 e 24 – macro norte Passo Fundo (RS)

* 27 e 28 – estadual (TO)

Junho

* 5,6 e 7 – estadual (RS)

* 10 e 11 – estadual (MS)

**28 de fevereiro é a data limite para envio das datas das etapas macrorregionais e estaduais para a comissão organizadora da Conferência.

Fonte: Fenafar