Sicsú: Economia em 2014 será de inflação controlada e baixo desemprego
Na 20º edição da Coluna 'Economia em Números', João Sicsú, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e economista, faz ampla reflexão sobre a atual política econômica. Durante o programa, o colunista da Rádio Vermelho pontuou que "a marca para a economia em 2014 será de inflação moderada e controlada, seguindo o reflexo dos últimos 10 anos, e com baixas taxas de desemprego".
Joanne Mota da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 11/02/2014 15:43

Ao falar dos índices de emprego no Brasil, João Sicsú destacou que "contamos com uma taxa de trabalhadores empregados satisfatória em comparação, inclusive, com o resto do mundo, que hoje se encontra completamente estagnado e com resultados sociais negativos. "De 2003 para 2013, o número de trabalhadores desempregados foi reduzido em 50%. Eram 2,6 milhões, hoje são 1,3 milhão".
No entanto, o especialista alerta que é preciso pensar em ações mais arrojadas. "Com uma política econômica mais agressiva, teríamos mais fôlego e uma economia com maior vigor".

Ao pontuar os índices de inflação, Sicsú falou os últimos dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos quais a inflação de janeiro ficou em 0,55%. "Foi uma taxa muito inferior a inflação de janeiro de 2013, que tinha sido 0,86%. Assim, a inflação acumulada em 12 meses retomou a trajetória de queda após o repique de dezembro".
Para o colunista da Rádio Vermelho, esses números são frutos das políticas sociais e educacionais implementadas no Brasil nos últimos 10 anos. "Nossos jovens, hoje, entram mais tarde no mercado de trabalho porque mais brasileiros passaram a ter acesso ao ensino superior. Esse cenário, associado a outras ações, possibilitou uma realidade econômica e social bastante importante para os rumos do Brasil".
Ele voltou a criticar a alta dos juros pelo Banco Central e destacou que esse caminho emperra o desenvolvimento, o que atrasa o país.
Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: