PCdoB oficializa apoio às candidaturas de Rui e Otto
“Estamos de pé, firmes e decididos!”. Com essas palavras, o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, anunciou oficialmente o apoio do partido às candidaturas de Rui Costa (PT – Governo) e Otto Alencar (PSD – Senado). O ato de anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na União de Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
Publicado 06/02/2014 17:37 | Editado 04/03/2020 16:15
Animada, a militância do PCdoB atendeu ao chamado e lotou o auditório da UPB. Além dos militantes, também compareceram os pré-candidatos Rui Costa e Otto Alencar; o governador Jaques Wagner; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; os deputados José Carlos Araújo (PSD), José Rocha (PR) e Mário Negromonte (PP); e os dirigentes, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PCdoB na Bahia.
“O PCdoB está com Rui e Otto porque esse projeto, que ajudamos a construir lá em 2002, com a eleição de Lula, e em 2006, com Wagner, é o melhor para a Bahia. Vamos melhorar e aperfeiçoar a chapa para que ela inspire as pessoas, para que tenha adesão e que seja a expressão da luta que sempre nos identificou”, afirmou Daniel Almeida, ao justificar a aliança.
A decisão do PCdoB de promover um
Emoção
O ato de anúncio foi marcado pela emoção, que tomou conta do auditório justamente na fala de Rui Costa. Quando falava sobre os mandatos atuantes do PCdoB, o pré-candidato destacou a trajetória do deputado estadual Álvaro Gomes, de quem foi vizinho e acompanhou as lutas, principalmente depois que o parlamentar perdeu a esposa, durante o parto de uma das filhas.
“Vejo a energia de Álvaro, que foi pai e mãe daquelas meninas, ao mesmo tempo em que fazia política, uma política feita com o coração, com a alma. A história do deputado me faz lembrar da minha mãe, que também perdeu os pais, mortos por uma tuberculose, e teve que viver em um orfanato em Serrinha”, contou Rui Costa, em lágrimas.
Segundo Rui, o deputado Álvaro representa bem o espírito do PCdoB, que tem uma história voltada para as lutas do povo. “Esse apoio nos deixa alegres e, mais que isso, é muito importante, principalmente, porque o partido dará uma grande contribuição para a mobilização popular e para a construção do nosso projeto de governo”, completa.
Alice vice
O presidente do PCdoB-BA aproveitou a ocasião para explicar que o partido não está brigando pela vaga de vice-governador, a única que ainda resta para fechar a chapa majoritária encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “A relação com Marcelo (Nilo) e Mário (Negromonte) é fraterna”, complementou a deputada Alice Portugal, nome que tem sido especulado para ocupar a vaga de vice.
Continuou Alice: “As mulheres são a maioria da população. Somos as primeiras a acordar e as últimas a dormir. Defendemos ter uma vice porque essa é a realidade na Bahia, mas não haverá briga. Estamos emprestando o nosso apoio, o nosso espírito militante e o nosso coração”.
Apesar das ponderações de Daniel Almeida e Alice Portugal, o público presente entoou, do início ao fim, frases que sugeriam “Alice, vice-governadora”, dando força ao movimento que defende a necessidade da presença de uma mulher na chapa. Entre as frases, estavam “Empodera a mulher, essa é a política que a gente quer” e “Pra ficar legal, é Rui e Alice Portugal”.
De Salvador,
Erikson Walla