Calendário de seminários de árbitros da Copa é divulgado
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (5), por meio de comunicado oficial, o calendário de seminários que irá promover visando uma arbitragem de sucesso nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Divididos em quatro diferentes períodos, os encontros envolverão 25 trios de árbitros e assistentes, além de oito duplas de apoio (juízes reservas), que representarão 43 diferentes nacionalidades.
Publicado 05/02/2014 14:38
O primeiro seminário visando o Mundial acontecerá entre 10 e 14 de fevereiro, nas Ilhas
Canárias, e contará com a presença apenas dos árbitros principais da competição. Em seguida, a Fifa promoverá dois encontros em sua sede, em Zurique, entre 24 e 28 de março e depois entre 7 e 11 de abril, desta vez com a presença de juízes e de seus respectivos
assistentes. A primeira destas reuniões será para árbitros que representam a Uefa, a Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) e Confederação de Futebol da Oceania (OFC). Já a segunda contará com os integrantes de Conmebol, Concacaf e da Confederação Africana de Futebol (CAF).
O seminário final, este com a presença de todos os trios de arbitragem da Copa, ocorrerá no
Rio, terá dez dias de duração (entre 1º e 10 de junho) e assim acabará pouco antes do jogo de abertura da competição, marcada para começar em 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, em São Paulo.
Ao anunciar o calendário de seminários, a Fifa também destacou que os mesmos irão se
concentrar principalmente em quatro aspectos: proteção dos jogadores e da imagem do esporte (fair play), garantia de consistência e uniformidade nas decisões, leitura do jogo (abordagem técnica e tática) e compreensão das diferentes mentalidades futebolísticas (conhecimento das equipes).
Sede da Copa, o Brasil será representado no apito pelo trio liderado por Sandro Meira Ricci, que terá como assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Eles formam um dos cinco trios de árbitros da Conmebol no Mundial, que terá ainda nove trios da Uefa, quatro
da AFC, três da CAF, três da Concacaf e um da OFC.
Fonte: A Tarde