Ananias apela ao governo federal por providências contra seca 

 Na abertura do ano legislativo, o deputado João Ananias (PCdoB-CE) discursou na sessão desta quarta-feira (4) para apelar ao governo federal por providências que impeçam o agravamento da situação no Nordeste brasileiro, que sofre com ameaça de mais um ano de seca.

“Eu queria trazer aqui, como nordestino e como cearense, a minha imensa preocupação com o que foi anunciado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) em relação às perspectivas de novo ano escasso ou de nova seca no Nordeste e, principalmente, no nosso Estado, que é um dos mais sofridos nestes dois anos consecutivos de seca, que trouxe bastantes problemas, infelicidade e sofrimento para a nossa gente”, afirmou.

Como eu fiz em 2013, eu repito agora o apelo ao Governo Federal, à Presidente Dilma e aos Ministros: nós não podemos deixar que se deflagre, se agudize ou se agrave mais uma situação já por deveras extremamente difícil. Nós alertamos aqui. Isso serve para todos os Estados brasileiros afetados por essa intempérie.

O parlamentar sugeriu que “essas medidas sejam elencadas e planejadas para ficar na agulha, como se diz, para que sejam imediatamente adotadas” se a previsão de mais um ano de chuvas irregulares se concretizar. “Para não deixar que só as adote quando o povo estiver bebendo água contaminada ou quando não houver sequer água para beber”, disse, lembrando que “esse é o cenário que se apresenta em pouco tempo se não chover”.

Ananias avalia que a seca mexe prejudica a população e a economia da região. “Portanto, deixo aqui minha preocupação como Deputado do Estado do Ceará, solidário ao sofrimento da minha gente que eu vejo no sertã”.

Segundo o deputado, a Funceme anunciou que existe 40% — um percentual elevadíssimo — de possibilidade de um ano com chuvas abaixo da média. “E os indícios — nós temos observado ao longo do tempo, nas nossas andanças pelo interior — mostram claramente que nós estamos diante de um ano irregular”, afirmou Ananias.

De Brasília
Márcia Xavier