Em tempos de Copa do Mundo, livro conta histórias sobre futebol
No próximo dia 6 de fevereiro, será lançado no Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o livro Entre as quatro linhas – Contos sobre futebol. O evento terá início às 19 horas e é aberto a todos os interessados. Entre as quatro linhas – Contos sobre futebol é uma forma de conhecer o Brasil por meio de uma de suas maiores paixões, o futebol.
Publicado 31/01/2014 13:54
A obra é uma antologia de quinze contos de grandes autores da literatura nacional, organizada pelo escritor Luiz Ruffato. As histórias abordam um tema de grande relevância em nossa sociedade, mas que, até então, tinha tido pouco destaque no mundo literário, que é o futebol.
Assim, nada mais correto do que, além da noite de autógrafos, seja montada uma estrutura diferente dos lançamentos literários, remetendo ao mundo da bola e aos longos debates em volta de uma mesa.
Entre as quatro linhas que delimitam o palco futebolístico, estão guardadas histórias, emoções e uma paixão que virou característica reconhecida mundialmente como do povo brasileiro.
O amor pelo futebol norteia o enredo dos contos escritos por um time de peso da literatura contemporânea, como Mário Araújo, Fernando Bonassi, Ronaldo Correia de Brito, Eliane Brum, Flávio Carneiro, André de Leones, Tatiana Salem Levy, Adriana Lisboa, Ana Paula Maia, Tércia Montenegro, Marcelo Moutinho, Rogério Pereira, Carola Saavedra, André Sant’anna e Cristovão Tezza, que entram em campo sob a direção audaciosa do capitão Luiz Ruffato.
Ruffato, organizador da obra, dribla as convenções e coloca literatura e futebol no mesmo time, apostando no orgulho nacional como tema central de contos selecionados cuidadosamente, que expõem todo o sentimento guardado nesse universo.
Torcedor, jogador, juíz, mídia, construção e desconstrução dos mitos, a poética relação com a bola, aproximação e distanciamento familiar, a angústia e o encanto repousam em belas e inesperadas narrativas que trazem à tona o mais humano dessa relação, tornando um livro acessível e interessante tanto para os amantes da bola quanto para os apaixonados por boas histórias.
O livro vem suprir uma lacuna na literatura brasileira, já que o tema tem sido injustamente rejeitado e não recebe um olhar literário adequado há muito tempo, segundo o organizador. “Os personagens da nossa prosa de ficção, de maneira geral, transitam num nível da sociedade em que o futebol é ignorado como manifestação coletiva – ou por ainda carregar a pecha de agente de alienação ou por pertencer a um universo que pouco frequenta a nossa ficção, o ‘povo’”, destaca Ruffato.
Fonte: DSOP