EUA e Coreia do Sul fazem conluio contra Coreia Popular
A Coreia do Sul e os Estados Unidos reiteraram nesta terça-feira (21) que redobrarão esforços para conseguir a desarticulação do programa nuclear da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), segundo um comunicado da Chancelaria de Seul.
Publicado 22/01/2014 07:52
Essa decisão deriva de uma reunião do subsecretário estadunidense de Estado, William Burns, em visita ao país asiático, com o primeiro vice-ministro sul-coreano de Relações Exteriores, Kim Kyou-hyun.
Ambos os representantes governamentais também abordaram a situação no Nordeste da Ásia como parte de um diálogo iniciado no dia 7 de janeiro em Washington.
De acordo com a informação de Seul, os dois aliados priorizaram a questão nuclear da RPDC, para o que realizarão consultas com todos os envolvidos, entre eles a China.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm agendadas manobras militares conjuntas para o final de fevereiro em um território próximo à República Popular Democrática da Coreia.
Nesses exercícios de guerra, com frequência anual, Washington põe em ação aviões e embarcações carregadas de bombas atômicas que constituem uma ameaça à paz e à estabilidade da região por sua marcada orientação contra Pyongyang.
Prensa Latina