Correa: Equador não assinará Tratado de Livre Comércio com a UE

O presidente do Equador, Rafael Correa, rechaçou nesta quarta-feira (22) a possibilidade de assinar um Tratado de Livre Comercio (TLC) com a União Europeia (EU) e assegurou que seu país busca apenas um acordo comercial. 

Rafael Correa - El Telégrafo

Correa deixou claro que o governo equatoriano não vai ultrapassar os limites estabelecidos a esse respeito, sobretudo, no setor de compras públicas e no direito à propriedade.

De acordo com o mandatário, que é economista também, “os danos dos TLC são maiores que seus benefícios, um exemplo disso é o México, que mantém desde 1990 esse pacto comercial com os Estados Unidos e com o Canadá”.

Correa se mostrou contrário à ideia de que toda a inversão estrangeira é boa e explicou que alguns capitais acabam saqueando o país. “O único tratado estrangeiro que beneficia o povo é aquele que proporciona transferência tecnológica e é isso o que busca o Equador”, disse ele.

O chefe de Estado equatoriano, que concluiu a primeira rodada de negociações comerciais com a UE na semana passada, em Bruxelas, afirmou que praticamente não existem desacordos, mas que ainda estão negociando os prazos.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV