Assis Melo palestra no Fórum Social Temático nesta quarta-feira 

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) será um dos palestrantes do Fórum Mundial Temático de Porto Alegre nesta quarta-feira (22). Ele participa do painel 1º Encontro Nacional dos Comerciários da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na sede do SindBancários. Assis participa ainda como integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Valorização dos Comerciários na Câmara dos Deputados. 

Esta edição do Fórum Social Temático, que acontece até domingo (26), centraliza dos debates na crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental. O objetivo é debater temas como a precarização do trabalho, novas tecnologias, globalização, trabalho imaterial, desemprego, mudanças na composição de classes, novo perfil da classe trabalhadora, formação profissional para a juventude e perfil da juventude trabalhadora brasileira.

O parlamentar dividirá mesa com Emília Fernandes, presidente do Fórum das Mulheres do Mercosul; Luis Carlos Vargas, desembargador do Rio Grande do Sul, e Hector Castelhano, secretário-geral dos Trabalhadores do Comércio na América Latina.

Assis Melo tem atuado, durante seu mandato na Câmara dos Deputados, em defesa dos comerciários. E, como líder sindical, ele destaca que a categoria tem participado ativamente das lutas políticas sindicais e sociais no país. E que essa atuação permitiu que fossem alcançadas maiores conquistas para os trabalhadores do comércio, que lutam por auxílio creche, o trabalho no sábado apenas até ao meio-dia e outras garantias.

Segundo deputado, em diversas vezes que se manifestou em defesa da categoria, os comerciários tem lutado pela manutenção dos direitos conquistados e contra a tentativa de retirada de direitos, como as reformas da previdência, sindical e trabalhista, além da atuação na em favor da democracia, da soberania e do desenvolvimento, “sempre pautando suas ações pela perspectiva da construção de uma sociedade justa e igualitária”, declarou o deputado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo