Festival Internacional debate história da capoeira em Salvador
De 15 a 18 de janeiro, Salvador sediará o IV Festival Internacional de Capoeiragem, promovido pelo grupo CTE Capoeiragem. O evento, a ser realizado no Forte da Capoeira – Santo Antônio, contará com a presença da elite mundial da capoeira. Educadores, estudantes, pesquisadores e adeptos da capoeira, vivenciarão e trocarão experiências por meio de palestras, cursos e turismo.
Publicado 15/01/2014 17:44 | Editado 04/03/2020 16:15
Serão realizadas oficinas de movimentos, percussão, música e ritmo; palestra, mesa redonda e mostra de filmes abordando a cultura, a arte e a história da capoeira. O evento contará com tendas com artesanato e comidas típicas locais e o Espaço Criança – voltado para menores com idades entre 06 a 12 anos -, uma das grandes novidades desta edição.
Durante a abertura do festival, serão homenageados Fred Abreu (in memoriam) e o historiador e Mestre Gigante, o mais antigo do mundo. O encontro contribuirá para fortalecer a cultura e o turismo locais, além de oferecer aos participantes uma maior integração com a cidade, reforçando o papel histórico de Salvador como centro das culturas e artes afro-brasileiras.
As inscrições serão realizadas no local do evento até 30 minutos antes de iniciar as atividades do dia. As oficinas do Espaço Criança serão gratuitas e todos aqueles interessados em conhecer o evento terão acesso livre ao local.
A capoeira, originária das populações afro-brasileiras, é uma arte/luta que desenvolve o aspecto psicomotor, educacional e social em todos os níveis sociais e faixas etárias. Ela é o sexto esporte mais praticado no Brasil e foi reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio imaterial da cultura brasileira.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secult-BA