Crateús inova no acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

As ações promovidas pelo Núcleo Intersetorial de Apoio ao Cadastro Único voltado ao público do Programa Bolsa do município de Crateús (CE) estão entre as nove experiências municipais finalistas do Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos. O principal objetivo do núcleo é garantir às famílias atendidas pelo programa acesso aos serviços públicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. A meta é atender, até dezembro deste ano, 698 famílias beneficiárias do programa.

Iniciada em março de 2013, a prática inova na gestão das condicionalidades do Bolsa Família – que são compromissos assumidos pelas famílias nas áreas de educação e saúde para permanecer no programa –, promovendo melhoria da qualidade de vida da população local. Foram visitados 436 domicílios e acompanhados 12.140 alunos beneficiários do programa. Cabe à equipe do Núcleo Intersetorial dar suporte ao Cadastro Único e também aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), fornecendo dados precisos e analisando os recursos sobre solicitação ou cancelamento do Bolsa Família.

Os resultados obtidos são significantes: acompanhamento médico de 381 gestantes e nutrizes; vacinação atualizada de crianças de 0 a 7 anos; redução dos índices de desnutrição e de mortalidade infantil; acompanhamento da frequência escolar de 90% dos alunos; índice de cobertura de segurança alimentar e nutricional de 97,5%, com mais de 8 mil famílias acompanhadas. Além disso, o cruzamento de dados permitiu encontrar 758 alunos dos 1.661 não localizados por situações diversas, como, por exemplo, transferência de uma escola para outra.

De baixo custo e desenvolvida com recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), a prática fortalece as ações entre as secretarias e instituições do município, tornando mais eficaz a execução das políticas públicas de combate à pobreza.

Fonte: Prefeitura de Crateús