EUA e Cuba conversam "respeitosamente" sobre migração
Na última quinta-feira (9), foi realizada uma nova rodada de conversações entre delegações dos Estados Unidos e Cuba. Durante o encontro, os cubanos reiteraram a necessidade de abolir a Lei de Ajuste Cubano como premissa para atingir um fluxo migratório legal entre os países.
Publicado 10/01/2014 15:23
A reunião se desenvolveu em um ambiente respeitoso, segundo informações do site Cuba Debate. Na ocasião foi analisado o estado de cumprimento dos acordos migratórios vigentes entre EUA e Cuba, incluindo as medidas empreendidas por ambas as partes para enfrentar a emigração ilegal e o contrabando de emigrantes. A delegação cubana insistiu novamente que esses fenômenos não poderão ser erradicados, tampouco será possível conseguir um fluxo migratório legal, seguro e organizado, enquanto não seja revogada a política “pés molhados, pés secos” e Lei de Ajuste Cubano, que constituem o principal estímulo para saídas ilegais e para a chegada de cubanos indocumentados ao território dos Estados Unidos.
Os representantes cubanos ofereceram, por outro lado, informação atualizada sobre a implementação dos novos procedimentos migratórios em Cuba e sobre os acordos migratórios assinados com outros países da região, como parte da política do país voltada para regularizar os movimentos migratórios recíprocos.
Durante o encontro realizado no marco da rodada migratória, a delegação cubana expressou ainda sua disposição para continuar os intercâmbios sobre temas de interesse mútuo.
Da redação do Vermalho,
Com informações do Cuba Debate