Quebra-gelo chinês Xue Long tentará desencalhar na segunda-feira
O navio quebra-gelo da China, Xue Long, que resgatou 52 passageiros da embarcação russa, MV Akademik Shokalskiy, encalhou em um grande bloco de gelo flutuante ao tentar sair da região. Devido à grossa camada do gelo, o navio fracassou na tentativa de desencalhar neste sábado (4) e vai tentar de novo na segunda-feira (6).
Publicado 05/01/2014 12:49
O navio de pesquisa chinês informou no dia 3 ao Departamento de Segurança Marítima da Austrália sobre sua situação. Embora preso no gelo, todo o pessoal a bordo está em segurança, com suprimentos para semanas.
As autoridades australianas já pediram ajuda ao navio norte-americano Polaris para desencalhar os navios chinês e russo. O Polaris partiu de Sydney neste domingo e deverá chegar à região sete dias depois.
Ao mesmo tempo, o Xue Long procura uma boa chance para se retirar. A profundidade do gelo flutuante ao redor do navio chinês pode atingir até 4 metros, acima da capacidade do navio.
Segundo a previsão do tempo, uma alta pressão tropical pode atingir a região entre os dias 6 e 7, trazendo vento oeste, que pode expulsar o gelo no sentido contrário e baixar sua densidade, situação favorável à retirada do Xue Long.
Fonte: Rádio Internacional da China