Agência de espionagem dos EUA prepara super computador

A Agência Nacional de Segurança (NSA) estadunidense está desenvolvendo um computador capaz de decifrar qualquer mensagem codificada, revelou nesta sexta-feira (3) o jornal The Washington Post.

A informação que aparece na edição digital do Post aborda revelações de Edward Snowden, ex-trabalhador terceirizado dessa agência, que indicam que existe um trabalho em andamento para colocar em funcionamento um computador quântico capaz de burlar qualquer código de segurança.

A chamada super máquina é muito superior em velocidade aos atuais modelos e nada hoje poderia evitar que ela tenha acesso a relatórios de dados, entre eles os bancários, médicos, comerciais e governamentais do mundo inteiro.

O plano de construir "um monstro quântico criptologicamente útil" dispõe de um orçamento de 79,7 milhões de dólares, segundo as revelações, ainda que vários especialistas expressam suas dúvidas de que a agência espiã se adiante e supere o trabalho de investigações civis.

O plano chamado de "Penetração de alvos duros" é executado em um laboratório de College Park, Maryland, informa o jornal.

O avanço do projeto permitiria que "todas as formas atuais de codificação secreta poderiam ser descobertas, inclusive as que usam muitos portais de Internet, e também o tipo de codificações usadas para proteger segredos de Estado", afirmou.

Fonte: Prensa Latina