México em alerta devido à “droga dos zumbis”
Autoridades mexicanas se declararam “alarmadas” devido à recente aparição da chamada “heroína dos pobres”, a droga conhecida como Krokodil que ameaça provocar efeitos devastadores entre os dependentes químicos do país.
Publicado 31/12/2013 11:32
Fernando Cano, presidente da Comissão Nacional contra as Dependências (Conadic, em espanhol), afirmou que chegada da “droga dos zumbis” se deu através da fronteira norte com os Estados Unidos.
Segundo o diretor do Centro de Reabilitação da Baixa Califórnia Sul, Ramón Arreola, os primeiros casos de jovens viciados em krokodil aconteceram na cidade do norte, Tijuana.
A droga provoca úlceras nas extremidades do corpo e deixa a pele esverdeada e com escamas, como se fosse um crocodilo, por isso o nome Krokodil.
“Os efeitos são parecidos com o do Ecstasy, estimula o sistema nervoso e causa uma grande euforia, mas as consequências são mais terríveis que a heroína”, disse Arreola.
Com efeitos parecidos aos da heroína, mas a um custo muito menor – menos de 1 dólar a dose – mas podendo causar danos orgânicos devastadores, Cano afirmou que o objetivo da instituição é dar prioridade a qualquer caso que apareça.
Fonte: Cuba Debate