Presidente Xi Jinping deve liderar reforma abrangente na China
O presidente chinês Xi Jinping deve chefiar um grupo orientador para reforma abrangente, decidiu nesta segunda-feira (30) o Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), de acordo com a agência chinesa de notícias, Xinhua.
Publicado 30/12/2013 10:29
O Birô Político decidiu criar o grupo para liderar o trabalho para aprofundar de maneira abrangente a reforma e nomear Xi como seu chefe, segundo uma decisão adotada em uma reunião do Birô Político nesta segunda.
O grupo orientador estará encarregado de "projetar a reforma sobre uma base geral, planejar e coordenar a reforma, impulsionar a reforma como um todo, e supervisionar a implementação dos planos da reforma", acrescenta o documento divulgado.
O grupo irá pesquisar e decidir sobre as principais diretrizes, políticas e programas de reformas sistemáticas nos setores econômico, político, cultural, social e ambiental, assim como no sistema do Partido, diz o texto.
As principais reformas a nível nacional estarão a cargo do grupo, que lidará com importantes questões com significado nacional e impactos de longo prazo, que envolvem diferentes regiões e departamentos, afirma a notícia da Xinhua.
O grupo também irá orientar, impulsionar e supervisionar a implementação de importantes políticas da reforma, diz o documento citado. A China vem anunciado reformas estruturais e o avanço do seu modelo econômico e social há meses, com medidas concretas já em andamento.
Com informações da Rádio China Internacional