Governo venezuelano apoia relançamento de programas sociais

A Missão Negra Hipólita, criada há sete anos na Venezuela para promover a inclusão social, realizará nesta segunda-feira (30) uma jornada de atenção integral a cidadãos em situação de rua como parte das atividades compreendidas em seu relançamento.

A iniciativa desta segunda-feira, dirigida pelo deputado Walter Gavidia – presidente da entidade – está concentrada em áreas da capital venezuelana.

Para esta ação foi conformada uma equipe multidisciplinar, integrado por especialistas médicos, psicólogos, toxicólogos, trabalhadores sociais, do Escritório Nacional Antidrogas e missões cristãs, entre outros profissionais.

Segundo os organizadores, a opção de resgate é para os cidadãos interessados em receber a atenção de uma Comunidade Terapêutica Socialista (CTS). Nesses espaços, as pessoas têm acesso a serviços médicos, alimentação e roupa, além do ensino de um ofício útil à sociedade.

Gavidia recordou que o resgate das pessoas em situação de rua tem caráter voluntário, o que significa que só pode ser realizado com a aceitação do interessado.

Dados oficiais indicam que em sete anos de funcionamento este programa conseguiu reabilitar 21.190 cidadãos que se encontravam em situação de rua e que além disso apresentavam problemas pelo consumo de substâncias ilícitas e álcool.

Em 2013 a quantidade de pessoas atendidas nos 39 centros de atenção localizados em 18 estados de Venezuela superam 3.200.

Esta missão foi criada com o objetivo de garantir o direito à vida, proteção social integral, trabalho, cultura, educação, justiça e igualdade social a cidadãos que apresentam problemas devido à exclusão social.

Fonte: Prensa Latina