Aurélio Alonso ganha Prêmio Nacional de Ciências Sociais de Cuba
O intelectual Aurélio Alonso foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanas 2013, pela “honestidade científica para pôr a investigação social a serviço do país” e “a contribuição à construção de um novo conhecimento sobre temas fundamentais da sociedade cubana atual”, informou o Instituto Cubano do Livro.
Publicado 24/12/2013 03:28
O júri, encabeçado pelo ganhador do Prêmio em 2012, César García del Pino, foi composto por reconhecidos estudiosos de diferentes disciplinas e destacou a vocação do prestigioso sociólogo pela integração de saberes, através de um enfoque interdisciplinar que o levou a ser mestre de várias gerações e atrair, ao mesmo tempo, o respeito e a atenção de seus pares.
O Prêmio é outorgado anualmente pelo Instituto Cubano do Livro, o Instituto Cubano de Investigações Culturais Juan Marinello e o Conselho Superior de Ciências Sociais e Humanas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
Aurélio Alonso (1939) se graduou em Sociologia pela Universidade de Havana e foi fundador de seu Departamento de Filosofia. Desde 2006 é subdiretor da revista Casa de las Américas, Professor Titular Adjunto da Universidade e participou em numerosos eventos nacionais e internacionais.
O Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanas 2013 será entregue dia 15 de fevereiro de 2014, como parte do programa da 23ª Feira Internacional do Livro de Habana.
Cubadebate