Seleção feminina de handebol conquista mundial inédito
Neste final de semana, o Brasil aumentou sua possibilidade de se tornar uma potência esportiva e conseguir um bom desempenho nas Olimpíadas de 2016. Neste domingo (23), a seleção brasileira de handebol entrou para história ao conquistar o título mundial inédito para o país. Além disso, as meninas do handebol são as primeiras latino-americanas e as segundas não europeias a conquistar medalha de ouro na competição.
Publicado 23/12/2013 11:15
Em uma disputa emocionante e super disputada, a seleção venceu a Sérvia por 22 a 20 na Arena Belgrado, casa das adversárias, que estava lotada com mais de 18 mil torcedores. A vitória na final selou uma campanha invicta. Na primeira fase, as brasileiras enfrentaram a sérvias pela primeira vez e venceram por 25 a 23.
Aldo Rebelo parabeniza seleção feminina por título no Mundial
Futsal: Seleção feminina conquista tetracampeonato sobre Espanha
Brasil: tetracampeão do Torneio Internacional de futebol feminino
Em seu twitter, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, felicitou as heroínas brasileiras. "Esta conquista indica o caminho certo na preparação do Handebol para os Jogos do Rio-2016", disse a mandatária, que concluiu: "temos que felicitar todas as heroínas deste título inédito do Handebol".
O Brasil ainda terminou o Mundial com duas atletas escolhidas como as melhores da competição em suas posições: a goleira Bárbara Arenhart e a ponteira Duda, que ganhou o título de jogadora "mais valiosa". A seleção brasileira feminina de Handebol faz parte de um projeto que tem como objetivo final uma vitória olímpica em 2016.
"Estou muito feliz com esta medalha de ouro. Realizamos um sonho, estou muito orgulhosa de fazer parte deste time. É muito importante para o Handebol brasileiro", disse Duda.
A campanha foi perfeita, com nove vitórias em nove partidas disputadas. Mesmo quando enfrentou equipes de muito mais tradição no esporte, como as próprias sérvias, as dinamarquesas – ambas derrotadas duas vezes – ou as húngaras, as jogadoras brasileiras venceram, com a propriedade de uma seleção que se consagrou como a melhor do mundo.
O título coroou projeto que foi iniciado nos últimos anos, com oito jogadoras da seleção, mais o técnico Morten Soubak, atuando juntas na equipe Hypo Nö, da Áustria. Depois de um quinto lugar no Mundial de São Paulo, em 2011, e da sexta posição nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano seguinte, o lugar mais alto do pódio finalmente veio neste domingo.
"Estamos orgulhosos, felizes. É um grande passo para nós. Vencemos todas as partidas, é um dia histórico para o Handebol brasileiro e sul-americano", declarou o técnico do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak, após a partida.
Assista aos melhores momentos:
Medalha de bronze
Na decisão do terceiro lugar, a Dinamarca, ex-potência mundial do handebol feminino, derrotou a Polônia por 30 a 26 e garantiu a medalha de bronze. A equipe europeia, que havia sido derrotada pelo Brasil na semifinal, buscou a virada com uma ótima atuação no segundo tempo, após ir para o intervalo perdendo por 15 a 12.
Foi a primeira medalha internacional da equipe em 9 anos. Depois de 3 títulos consecutivos, (1996, 2000 e 2004), as dinamarquesas não haviam subido mais ao pódio, embora tenham chegado bem perto.
Da Redação do Portal Vermelho,
com agências