Espanha afirma que não haverá consulta sobre soberania catalã
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, garantiu nesta quinta-feira (12) que não permitirá que a região da Catalunha realize uma consulta popular sobre sua soberania e acrescentou que se trata de uma iniciativa "radicalmente contrária" à Constituição.
Publicado 13/12/2013 09:40
O presidente regional catalão, Artur Mas, anunciou um acordo com formações nacionalistas para realizar em novembro de 2014 uma consulta na qual se perguntaria aos cidadãos se querem que a Catalunha seja um Estado e, em caso afirmativo, se querem que seja independente.
"Com toda clareza, essa consulta não vai acontecer. É inconstitucional e não se vai ser realizada", disse Rajoy em entrevista coletiva junto ao presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.
"Não vou autorizar nem a negociar sobre algo que é propriedade de todos os espanhóis", acrescentou, dizendo lamentar essa iniciativa adotada pelos nacionalistas catalães que, em sua opinião, gera "divisão e incerteza".
Neste sentido, fez um pedido ao presidente catalão, para que seja responsável e cumpra seu compromisso político de "não violentar as leis".
Fonte: Opera Mundi