Venezuela caminha para a consolidação do processo revolucionário

O prefeito do município Libertador, em Caracas, Jorge Rodríguez, indicou nesta terça-feira (10) que a municipalização do Plano da Pátria (2013-2019) permitirá aprofundar a Revolução Bolivariana na capital do país, e desta forma consolidar o processo revolucionário. A expectativa é que as comunidades próximas da capital sejam contempladas pelo plano em, no máximo, quatro anos. 

jorge rodriguez

Rodríguez explicou que conforme as legislações municipais e regionais forem trabalhando sob o Plano da Pátria, que foi aprovado como Lei da República em 3 de dezembro pela Assembleia Nacional, o processo revolucionário irá se consolidar no país.

Entrevistado em um programa de televisão venezuelano, o prefeito acresceu que com a construção do Parque Hugo Chávez em Caracas – que contará com 800m² e 250 hectares de zonas verdes – será cumprido o quinto objetivo do programa de governo. Recordou que o espaço público em Caracas se encontrava em 0,9m² por habitante. Atualmente é de 1,2m², com a recuperação de 1.600.000m², e se prevê que com o Parque Chávez esse espaço aumente em 5m² por habitante.

"Temos um plano, uma carta de navegação", afirmou Rodríguez, informou ainda que sua primeira ação como prefeito reeleito será firmar um decreto que aprove o Plano da Pátria como um programa municipal. Disse ainda que entre 2014 e 2015 serão trocados 2.600 elevadores, sobretudo em setores da classe média. Até o momento já foram trocados 500, adquiridos mediante convênio entre Venezuela e China.

Rodríguez indicou ainda que o Poder Popular será ampliando através do aumento da participação das comunidades. Acrescentou que o projeto Gran Misíon Vivienda contará com apoio de organizações populares.

Os objetivos históricos contemplados pelo Plano da Pátria (2013-2019) são: preservar a independência nacional, seguir construindo o modelo socialista do século 21, transformar a Venezuela em um país potência, construir um mundo multicêntrico e plural, salvar a vida no planeta e a sobrevivência da humanidade.

O Plano da Pátria, idealizado pelo comandante Hugo Chávez, contou para sua elaboração com a participação dos diferentes movimentos sociais que compõem o Poder Popular. Eles que atenderam ao chamado do líder socialista em novembro de 2012 para participar de debates em todo o país.

Fonte: Blog do presidente Nicolás Maduro