Assembleia Legislativa concede prêmio Frei Tito a Messias Pontes

A Assembleia Legislativa entregou na tarde desta terça-feira (10/12), o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos ao jornalista Messias Pontes “in memoriam”. Nilma Pontes, sua mulher e seus três filhos estavam presentes na sessão solene, que teve a iniciativa da presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL, deputada Eliane Novais (PSB). “Esse prêmio é muito significativo e merecido. Representa a luta de Messias”, afirmou Nilma Pontes.

Eliane Novais ressaltou o legado deixado ao povo cearense pelo jornalista. “Este prêmio homenageia pessoas que não aceitam injustiças, 39 anos separam a morte de Tito e Messias. Dois homens que lutaram pelo direito a memória, a verdade e a justiça”. A deputada ainda lembrou que neste dia 10 de dezembro se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O dirigente do PCdoB-CE, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, ressaltou o companheirismo e fidelidade de Messias Pontes ao partido e adiantou que no início do próximo ano será inaugurado um auditório na sede do PCdoB com o nome de Messias Pontes.

Estavam presentes também na solenidade o deputado licenciado, Lula Morais (PCdoB); a presidente do Instituto Frei Tito, Lúcia Alencar; padre Lino Alegre; o médico psicanalista Valton de Miranda e Dom Edmilson Cruz. Os três últimos já foram agraciados com a premiação.

O Prêmio Frei Tito homenageia pessoas, que assim como Frei Tito, não hesita em expor sua integridade física para defender seus ideais, que preconizam a construção de um país mais justo. O prêmio foi instituído pela Assembleia em 2001 e já homenageou personalidades cearenses referências na prestação de relevantes serviços na área de direitos humanos como: Mário Mamede, Maria da Penha, Manfredo Araújo de Oliveira, Wanda Sidou ‘in memorian’, Mosenhor Murilo de Sá Barreto ‘in memorian’, padre Alfredo Nesi ‘in memorian’ e padre Moacir Cordeiro Leite.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa