Retrospectiva: Jandira faz balanço da luta na área da Cultura
"Historicamente, a cultura foi um setor que precisava pedir licença para acontecer. Mas hoje, a cultura vive uma nova realidade, cada vez mais viva e presente no cotidiano e nas lutas da sociedade", declarou Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB/RJ e presidente da Frente Parlamentar de Cultura da Câmara Federal, ao falar sobre a centralidade deste setor na atualidade.
Joanne Mota, com informações da Rádio Saara
Publicado 05/12/2013 11:59 | Editado 13/12/2019 03:30
Durante entrevista concedida à Rádio Saara, no popular mercadão do Rio de Janeiro, destacou a importância da luta pela Cultura no Brasil pontuou vitórias como a aprovação do Vale-Cultura, instrumento que proporcionará ao povo brasileiro mais acesso a bens culturais, a Lei Cultura Viva, o ProCultura, democratização dos meios de comunicação, orçamento e fomento da cultura pelo Brasil, entre outros.
Na oportunidade, Jandira destacou que a Frente Parlamentar de Cultura ganhou tamanha relevância que ajudou na construção e firmação do Comissão Permanente de Cultura. E mais, ela pontuou que "esse empoderamento da Cultura impulsionou sua integração, de forma ampla, com setores estratégicos com é a Educação e a Comunicação".
Durante a entrevista, Jandira frisou também a necessidade de se aprovar no Congresso Nacional a democratização da mídia e o financiamento público de campanha, através de uma reforma política ampla e que elimine o poder econômico das eleições.
Ouça na Rádio Vermelho alguns trechos da entrevista: